Uma lição de vida

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Hoje enquanto almoçava sintonizei minha televisão na Rede Record, no programa Balança Geral. Para mim uma aula de Jornalismo foi presenciada em uma matéria sobre a sobrevivência nas ruas de São Paulo, sem dinheiro e sem nada.

Geraldo Luís saiu as ruas de São Paulo disfarçado de andarilho, e pediu dinheiro à diversas pessoas, algumas nem olharam no rosto do apresentador. Um país intitulado tão solidário virou as costas para um humilde mendigo. Um vendedor de espetinhos se recusou à vender um para o jornalista disfarçado, mesmo que ele tivesse o dinheiro para pagar.

Que país é esse? Que mundo é esse? Homens drogados sentados na grama de um parque, o cheiro de crack era evidente no local, segundo Geraldo. Um ser humano tratado como lixo, ignorado pela maioria da população, as pessoas que paravam mal olhavam para o rosto do suposto mendigo.

A reportagem foi uma das melhores que eu já vi, mostrando a realidade do morador de rua com um jornalista incorporando esse papel. Confesso que eu não admirava muito o trabalho de Geraldo Luís, mas depois dessa reportagem com certeza sou o fã número um desse profissional da imprensa brasileira.

Sensacionalista? Talvez sim, mas que mostra o que realmente interessa para ser visto na televisão. E o melhor ainda estava por vir, ao final da matéria Geraldo Luís pegou o microfone e começou a falar diante das câmeras da Record. As milhares de pessoas que antes estavam com pressa e nem pararam para atender o andarilho, pararam na hora para serem filmadas como plano de fundo. Que absurdo! Eu fiquei envergonhado por essas pessoas, que negam, mas tem uma cabeça e uma consciência tão boa quanto o time do Santos.

Ao final, uma surpresa. Geraldo tentou doar o dinheiro arrecadado para uma moradora de rua, uma senhora de idade que mostrava nos traços de seu rosto o sofrimento que passara durante todos esses anos. A senhora prontamente recusou o dinheiro dizendo que aquilo não pertencia a ela e sim a ele. Uma moradora de rua dando uma lição de caráter. Faço as palavras de Geraldo Luís as minhas: "Essa reportagem não poderia terminar melhor".

Parabéns à Record, ao jornalista Geraldo Luís e a todos que fizeram essa incrível reportagem.

0 Comments: