Estrangeiros tomam conta do futebol brasileiro

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Cada vez mais jogadores estrangeiros vêm dominando o futebol brasileiro. Contestados por muitos, os nossos hermanos mostram cada vez mais que têm espaço para mostrar seu talento no país do futebol. Argentinos, chilenos e uruguaios são os que mais fazem sucesso no Brasil.

Exemplo clássico é o de Carlitos Tevez, que fez muito sucesso no time do Corinthians no ano de 2005, onde ajudou e muito o time alvinegro à levar o título nacional deste mesmo ano. Tempos antes, Diego Lugano marcou época no São Paulo, caracterizado por sua raça e determinação, era um zagueiro valente e que fazia muito bem a sua função. Não mostrava habilidade, mas mostrava vontade.

“O fato de jogadores de outros países da América do Sul estarem se destacando no Brasileirão mostra que há bom futebol em todo o continente. Nós uruguaios não devemos nada aos brasileiros”, disse o jogador Acosta, quando jogava no Náutico.

A partir daí foi se tornando mais comum a integração de jogadores de outros países, o próximo a fazer sucesso no Brasil foi o chileno Valdívia, contratado pelo Palmeiras no final do ano de 2006.

O jogador chegou desacreditado, porém ao entrar em campo, surpreendeu muita gente e faz muito sucesso hoje em dia no time do Palestra Itália. Em três anos, dois deles, um jogador de fora é escolhido como destaque do futebol nacional. Em 2005, o título ficou com o argentino Carlitos Tevez, que hoje faz sucesso no Manchester United, da Inglaterra. Em 2007, Jorge Valdívia foi eleito o craque do Brasil.

Com esses dados, os times brasileiros começaram a olhar com mais carinho os jogadores sul-americanos. Times como Botafogo, Corinthians, Grêmio e Internacional também aderiram a esse tipo de “salvação”. E outros times também entraram nessa, o Santos trouxe neste ano de 2008 muitos estrangeiros, mas só um parece vingar. Molina, jogador colombiano, dá indícios de que veio para fazer história.

Parece difícil de acreditar que no país do melhor futebol do mundo, tenhamos que trazer jogadores de outros países. Isso é decorrente de um grave problema que ocorre no futebol brasileiro. Jogadores brasileiros quando apresentam algo diferente, saem cada vez mais cedo com destino à Europa. Robinho, Breno e Diego são alguns dos diversos casos que aconteceram nos últimos quatro anos.

Com essa falta de capacidade de segurar grandes talentos, a alternativa que resta aos clubes é sair em busca de jogadores de países vizinhos. Por isso, é cada vez mais freqüente que aconteça esse tipo de situação.

Porém apesar de jogadores estrangeiros darem certo no nosso país, eles acabam também saindo rapidamente dos times, logo que mostram algum talento. Foi assim com o argentino Carlitos Tevez, veio para o Corinthians, trazido pela MSI, que foi buscar o jogador no Boca Juniors, da Argentina. O jogador chegou com status de grande craque, e foi assim que ele se mostrou nos jogos alvinegros. Fez muito sucesso com a camisa do clube paulista, trouxe um título brasileiro para equipe, e foi vendido. Hoje o jogador é ídolo na Inglaterra, jogando pelo Manchester United.

Agora a bola da vez é Jorge Valdívia, do Palmeiras. O chileno chegou com o apelido de “El mago”, no Chile era rei. Chegou ao time alviverde, teve suas oportunidades e aos poucos foi conquistando a torcida, e conquistando os admiradores do bom futebol. Hoje é um grande ídolo no futebol brasileiro. Agora só nos resta saber até quando ele vai permanecer nas terras brasileiras. Será que o Palmeiras conseguirá segurá-lo?

A resposta mais óbvia não agradaria nenhum palmeirense. Tudo isso devido à falta de dinheiro que os clubes apresentam, que nem chegam perto dos cofres europeus, que sempre nadam em dinheiro.

Agora Molina surge no Santos, será mais um craque estrangeiro surgindo no futebol brasileiro?Até agora o jogador vem mostrando um belo futebol.

2 Comments:

Anônimo said...

Fala Chamba!!!

Show de bola a reportagem. Curiosamente(eu juro! Nem tinha visto a sua ainda!!) eu fiz um post lah no GuIgO NewS sobre isso também e coloquei uma entrevista com o Valdivia....

Vê lá!!!
kkkk

Abração!!!

Obs.: NUNCA Valdivia poderá ser comparado ao rei Carlitos!!! kkk

Anônimo said...

Concordo plenamente com o comentário do Gui.. NUNCA o Valdivia poderá ser comparado ao REI, CARLITOS TEVEZ!

huashaushausha

mto boa dom..
saudades de ti!

tbm tem texto novo no meu blog!

beijaO